Institucional

Missão e Visão

Tendo em conta a natureza e missão da Universidade Católica

Podemos dizer que o ISPOCAB está ao serviço da evangelização da ciência, da cultura e da sociedade: evangeliza a cultura, por meio do ensino (Transmissão do conhecimento)evangeliza a ciência, por meio da investigação científica (Produção do conhecimento), evangeliza a sociedade, por meio de adequadas estratégias de extensão universitária (Socialização do conhecimento); evangeliza a ciência por meio da chamada pastoral universitária (Evangelização do conhecimento).

Ensino

transmissão do conhecimento constitui um dos fins do ISPOCAB. O ISPOCAB é uma “Universitas magistrorum ac scholarum” – portadora de uma cultura e transmissora de valores humanos e cristãos.

 

O ISPOCB pretende educar o homem, na sua totalidade, i.e., introduzi-lo na totalidade da realidade a partir de quatro elementos: o primeiro são os valores, o segundo, os fins (escolher entre os fins), o terceiro, os meios (escolher o melhor meio para chegar a um determinado objectivo), e o quarto são as normas. Hoje várias universidades só falam de meios e normas. É “proibido” educar para valores. Vivemos, como já dissemos na introdução deste PDI, num mundo globalizado onde impera a “dictadura do relativismo” e do niilista, numa cultura individualista em que o âmbito dos fins se confunde com a esfera da liberdade individual e subjectiva e não com a verdade objectiva. Assim, diversas universidades limitam-se a ensinar aos estudantes como escolher entre os meios disponíveis.

 

O ISPOCAB, por sua vez, terá a obrigação de propor (jamais impor) aos estudantes um projecto em que todos os quatro elementos estejam presentes com o fim de formar profissionais aptos ao mercado de trabalho, dotados de um perfil cristão, ético, crítico e criativo, com competências, comportamentos e habilidades imprescindíveis à realização da sua missão no mundo. Para atingir este objectivo a proposta pedagógica do ISPOCAB estará embasada na visão de uma instituição comprometida com a educação integral do estudante, onde o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a conviver, o aprender a ser e o aprender a comunicar, contribuem para o exercício de uma cidadania fundada em valores éticos e cristãos

Investigação Científica

Existe uma relação íntima entre investigação e ensino. Além do ensino, o ISPOCAB dedica-se à procura da verdade e do sentido último da existência humana. A produção do conhecimento é uma das funções da universidade. Ensinar e aprender a fazer ciência são tarefas da comunidade científica. Um procedimento não se opõe ao outro, embora distintos, ambos se complementam.

De facto, ensinar não significa somente transmitir o já conhecido, mas levar o estudante à capacidade de observação e à reflexão crítica. Na encíclica Caritas in veritate, Bento XVI deixa entender que o mundo de hoje carece de um pensamento crítico, de um saber integrado.  Por isso, o ISPOCAB não pode ser um “supermercado” onde se compram diplomas e canudos, mas sim um espaço intelectual de investigação, uma academia onde se procura, incessantemente, a verdadeira sabedoria. Consagrar-se sem reservas à causa da verdade, investigar todos os aspectos da verdade no seu nexo essencial com Deus, Verdade suprema, estabelecendo assim um diálogo fecundo entre a razão e a fé que possibilita o uso de uma razão que não se limita ao que é verificável na experiência, constitui o essencial da missão ISPOCAB.

De facto, os grandes desafios que a humanidade enfrenta no início do terceiro milénio são fruto da razão de matriz instrumental. Como afirma Horkheimer: “na era industrial a razão tornou-se um instrumento, algo inteiramente aproveitado no processo social. Seu valor operacional, seu papel no domínio dos homens e da natureza tornou-se um critério para avaliá-la”. Assim, a missão do ISPOCAB será configurar, por meio de uma investigação livre, um novo uso da racionalidade humana que ajude a sociedade africana a consolidar a paz, a democracia, a estabilidade e unidade nacionais. A Universidade é o lugar onde se construe com liberdade cada dia e cada hora o ideal da verdadeira soberania nacional. Se por um lado o ISPOCAB, como Universidade Católica, é um lugar onde se pode começar a usar a razão com audácia, por outro, é também o lugar onde se pode fazer a experiencia das exigências mais profundas do coração (verdade, liberdade, justiça, realização humana, amar e ser amado);

Em suma, no ISPOCAB, a investigação compreende necessariamente:

  1. a) Integração do conhecimento;
  2. b) Diálogo entre a fé e a razão;
  3. c) Preocupação ética;
  4. d) Perspectiva teológica.

Extensão Universitária

As actividades de ensino e investigação têm como meta e convergência a extensão; A socialização do conhecimento constitui a terceira tarefa do ISPOCAB.

Como é do conhecimento de todos, a universidade nasceu na Idade Média da distinção ou separação entre studium e imperium. O Studium representava a universidade e imperium, o poder. O imperium tinha de lidar com o exercício do poder e studium com a busca da verdade. Esta separação durou até ao início da modernidade. Nesta época aconteceu uma mudança significativa. O studium começou a tornar-se um elemento indispensável para o imperium. A partir de então, a universidade passou a ser algo funcional para o exercício do poder que era, basicamente, militar e político. Há um episódio histórico que pode elucidar o aspecto que estamos a ressaltar. A Prússia, governada por Bismarck, derrotou o grande exército de Napoleão III. Como sabemos a partir da História, o exército francês era muito superior em termos de número de soldados e armas, mas perdeu a batalha. A razão foi que a Prússia conseguiu colocar a universidade de Berlim fundada por Humboldt no início século XIX, ao serviço do poder militar. O exército conseguiu colocar em prática o que hoje se chamaria de estratégia militar.

Nos Estados Unidos, registou-se também outra mudança importante: a universidade ao serviço do poder económico. A economia americana tornou-se aquilo que conhecemos actualmente graças ao trabalho intelectual das universidades. A sociedade civil americana conseguiu colocar a universidade ao serviço do mercado. De facto, numa sociedade globalizada, a cooperação entre as universidades e o sector produtivo torna-se tarefa prioritária.

Assim, a vida do ISPOCAB é norteada pelo princípio da cooperação entre universidade e o universo empresarial com o fim de alcançar a empregabilidade dos seus estudantes. O ISPOCAB tem de estar estruturalmente organizado de modo a aumentar o grau de empregabilidade dos estudantes, o que significa que deve organizar-se tendo em consideração as necessidades reais da população benguelense. O maior indicador de qualidade de uma universidade é a sua sintonia social.

O ISPOCAB não é uma fábrica de canudos, voltada à formação burguesa de profissionais sem compromisso social; não é uma instituição elitista e excludente. Além das actividades já mencionadas, o ISPOCAB não se pode furtar ao compromisso com a sociedade e com o exercício da cidadania.

A Constituição apostólica Ex Corde Ecclesiae afirma, de modo explícito, a responsabilidade das instituições católicas de ensino superior em relação à promoção social: “o espírito cristão de serviço aos outros para a promoção da justiça reveste particular importância para cada Universidade Católica”; e ainda: “cada Universidade Católica deve sentir a responsabilidade de contribuir concretamente para o progresso da sociedade na qual trabalha”. Deste modo, afinada com os valores cristãos, que seus educandos deverão herdar, o ISPOCAB deverá imprimir uma marca ética e solidária no coração de cada um, i.e., a preocupação pelos que sofrem injustiças no campo económico, social, cultural e religioso, dentro e fora da comunidade acadêmica. Aqui reside o maior legado da nossa instituição católica.

O ISPOCAB, por ser uma instituição católica, não deverá desenvolver políticas exclusivamente mercadológicas, mas sim preocupar-se em dar uma contribuição efectiva para a humanização da sociedade angolana, desenvolvendo políticas internas de respeito pelas pessoas que nela trabalham e circulam. Precisa de cuidar bem das pessoas, tratá-las com dignidade, valorizando cada ser humano que nela actua e se encontra. O ISPOCAB é uma instituição académica, essencialmente, personalista que pretende dar prioridade à ética sobre a técnica, defendendo claramente o primado da pessoa sobre as coisas.

Pastoral Universitária

O ISPOCAB é uma forma de presença missionária da Igreja católica em Benguela no mundo da ciência. A evangelização do conhecimento constitui o fim último da Universidade Católica

O ISPOCAB é uma comunidade de fé, de esperança e de caridade; preocupa-se por educar o homem a partir do seu fim último. Numa Angola, essencialmente, preocupada com a dimensão material da existência, a pastoral universitária poderá ajudar a superar um modo de vida completamente circunscrito ao âmbito da imanência para se chegar à transcendência.

Como dissemos, a Universidade, em geral, cumpre três funções básicas: o ensino, a investigação e a extensão. Numa Instituição católica, como é o caso do ISPOCAB, cada uma dessas instâncias precisa de ser iluminada pela acção evangelizadora. Por meio de uma autêntica pastoral da educação, os educadores e educandos poderão inspirar suas vidas e suas práticas educativas e de aprendizagem nos valores do Evangelho. No campo do ensino, a pastoral possibilita a adopção de uma visão do mundo e da pessoa humana de acordo com os princípios do humanismo cristão. Desse modo, a integração entre fé e razão será não apenas contemplada, mas, sobretudo, incentivada e alimentada. No que diz respeito à investigação, a pastoral poderá contribuir para que sejam respeitados os princípios e critérios éticos condizentes com a moral cristã e católica. A busca da verdade deverá estar sempre em primeiro lugar em qualquer projecto de pesquisa, evitando-se assim que interesses de carácter ideológico possam desvirtuar o sentido próprio das investigações. Isto significa que o ISPOCAB terá de abrir-se a uma verdadeira pastoral da investigação, a fim de que os pesquisadores cristãos sejam apoiados no seu empenho de fazer avançar a ciência, sem pôr em risco os princípios éticos que devem reger toda a actividade de investigação científica. No campo da extensão, por fim, a pastoral deverá contribuir para que o ISPOCAB cultive cada vez mais os valores da solidariedade e da partilha, superando assim toda a tendência ao individualismo e ao solipsismo. Trata-se, como podemos ver, de uma verdadeira pastoral da inteligência e da razão que cria o hábito de um diálogo racional e análise crítica na sociedade e na Igreja.

Valores do ISPOCAB

  1. Primado do Evangelho de Cristo.
  2. Fim último do homem.
  3. Primado da pessoa sobre as coisas.
  4. Superioridade do espírito sobre a matéria.
  5. Prioridade da ética sobre a técnica.
  6. Formação integral do homem.
  7. Valores, Virtudes e Testemunho de vida.
  8. A Universidade, uma comunidade científica, animada por um espírito de liberdade e de caridade.
  9. Espírito ecuménico
  10. Autonomia e liberdade institucionais.
  11. Colaboração e diálogo, a nível regional, nacional e internacional, entre Universidades, quer católicas, quer privadas ou estatais.
  12. Colaboração com os programas governamentais e com os projectos das Organizações nacionais e internacionais em favor da justiça, do desenvolvimento e do progresso.

Christifideles Laici, 44: “Importa evangelizar — não de maneira decorativa, como que aplicando uma verniz superficial, mas de maneira vital, em profundidade e isto até às suas raízes — a cultura e as culturas do homem … A ruptura entre o Evangelho e a cultura é, sem dúvida, o drama da nossa época, como o foi também de outras épocas. Importa, assim, envidar todos os esforços no sentido de uma generosa evangelização da cultura, ou, mais exactamente, das culturas»

A universidade, instituição surgida na Europa no século XII, no contexto do Renascimento, chamou-se, no início, “Studium generale”, (Estudos gerais) e tinha apenas dois cursos: Teologia e Filosofia. Porém, dentro desses cursos, especialmente da Filosofia, estavam incluídas outras ciências como geometria, aritmética, medicina e direito. Porque estes estudos tinham um carácter bastante amplo, a universidade passou a chamar-se Universitas magistrorum et scholarium, ou seja, universidade do ensino e do estudo.

BASTI, Gianfranco. & PERRONE, Antonio L., Le radici forti del pensiero debole. Dalla metafisica, alla matematica, al calcolo. Padova 1996, p. 13: ‘A ausência de pontos de referência ‘últimos’ de tipo racional, quer metafísicos, quer científicos, parece justificar a sentença de “destino niilista” do pensamento ocidental pronunciada por diversos autores, que torna a noção de verdade, qualquer que seja a forma dela ser entendida, uma espécie de ingénua ilusão’.

Segundo o Concílio Vaticano II, a missão específica dos fiéis leigos, i.é, daqueles que não são nem ministros ordenados, nem religiosos, é evangelizar o mundo. Os fiéis leigos são pessoas que vivem a vida normal no mundo, estudam, trabalham, estabelecem relações amigáveis, sociais, profissionais, culturais, etc. (….); o «mundo» torna-se assim o ambiente e o meio da vocação cristã dos fiéis leigos, pois também ele está destinado a dar glória a Deus Pai em Cristo (…); «são chamados por Deus para que aí, exercendo o seu próprio ofício, inspirados pelo espírito evangélico, concorram para a santificação do mundo a partir de dentro, como o fermento”. (Cfr. JOÃO PAULO II, Christifideles Laici, 16)

JOÃO PAULO II , Ex corde Ecclesia, nr. 20

Comissão da União Europeia, 2003, p.1: “O crescimento da sociedade do conhecimento depende da produção de novos conhecimentos, da sua transmissão através da educação e da formação, da sua divulgação pelas tecnologia da informação e da comunicação e da sua utilização em novos serviços ou produtos industriais. As universidades têm de singular o facto de participarem em todos os processos.”

BENTO XVI, Caritas in veritate, 31: “Paulo VI tinha visto claramente que, entre as causas do subdesenvolvimento, conta-se uma carência de sabedoria, de reflexão, de pensamento capaz de realizar uma síntese orientadora”; Cfr. Tb. Ex corde ecclesia, 15: É necessário, portanto, promover uma síntese superior do saber, a única que poderá apagar aquela sede de verdade profundamente inscrita no coração do homem.

BENTO XVI, Fé, razão e universidade: recordações e reflexões, Regensburg 2006.

Cfr. JOÃO PAULO II , Ex Corde Ecclesiae, 4; Cfr. tb. BENTO XVI, Encontro na universidade de Roma “La Sapienza”, Roma 2008: ‘Penso que se possa afirmar que a verdadeira e intima origem da universidade esteja na sede de conhecimento, que e própria do homem. Este querer saber o que e tudo aquilo que o circunda. Quer a verdade. Neste sentido, podemos ver o questionar-se de Sócrates como o impulso do qual nasceu a universidade ocidental”.

HORKHEIMER, Max. Eclipse da razão. Rio de Janeiro: Labor 1976,  27-32.

Cfr. BENTO XVI, Africae Munus, 135: No contexto actual de grande mistura de populações, de culturas e de religiões, o papel das universidades e instituições académicas católicas é essencialmente buscar, paciente, rigorosa e humildemente a luz que deriva da Verdade; educar a inteligência e o espírito das jovens gerações à luz do Evangelho; ajudar as sociedades africanas, através das pesquisas e análises, a compreenderem melhor os desafios que se colocam hoje à África.

Cfr. JOÃO PAULO II, Ex corde Ecclesia, 15: A universidade católica é o lugar onde os estudiosos examinam a fundo a realidade com os métodos próprios de cada disciplina académica, e deste modo contribuem para o enriquecimento do tesouro dos conhecimentos humanos.

Cfr. JOÃO PAULO II, Fides et ratio, introdução

JOÃO PAULO II,  Ex corde ecclesia, 15

JOÃO PAULO II, Ex corde ecclesia, 34

SCEC, A escola católica no limiar do terceiro milénio, nr. 9: “A escola católica caracteriza-se por ser uma escola para a pessoa e das pessoas. «A pessoa de cada um, com as suas necessidades materiais e espirituais, é central na mensagem de Jesus: por isso a promoção da pessoa humana é o fim da escola católica».

BENTO XVI, Spe Salvi, 25: ‘A ciência pode contribuir muito para a humanização do mundo e dos povos. Mas, pode também destruir o homem e o mundo, se não for orientada por forças que se encontram for a dela’.

Cfr. BENTO XVI,  Africae Munus, 137

Cfr. SCEC, A escola católica, 55

JOÃO PAULO II , Ex corde Ecclesia,18

Cfr. SCEC, O leigo católico testemunha de fé na escola, 32.

Cfr. JOÃO PAULO II, Ex corde Ecclesia, 21

JOÃO PAULO II,  Ex corde Ecclesia,12, Artigo 2, § 5

JOÃO PAULO II , Ex corde Ecclesia, 37; Artigo 7, 1; Gravissimum Educationis, 12

JOÃO PAULO II , Ex corde Ecclesia, Artigo 7, 2

Fale Connosco

Secretaria  +27 222 6536

Direcção: +244 272 222 349

Email: geral@ispocab.org

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO:

Tel.:+244 940940353 – Professor Raimundo Quintas Alberto

Email: dep.cienciasdaeducacao@ispocab.org

GESTÃO DO WEBSITE:

Email1: suporte@ispocab.org

Email2: suporte.ucab@ispocab.org

Envie uma mensagem

    lndian sxe pornozavr.net kannada xxx vedios سكس اغتضاب tubestur.com سكس يابانى خيانة sunny leone xvideo.com doodhwali.net freeindiansex phone sex patna hlebo.mobi sex vide سكس حمام سباحه crobama.com سكس مال
    n xxn indiansexmms.me xvideo indian teacher henrietta hentai hentaivsmanga.com bowsette hemtai www e hentai truehentai.com breeding sister in law local sex indian pornindianhub.info sex video with foreplay سكس مص عربى gekso.mobi نيك عنتيل المحلة
    mio honda hentai xyzhentai.com brown skin hentai www xxx indea ruperttube.net tamil actress hansika sex video sexy bp picture sexy bp picture indianfuckingclips.com www.indianauntysex fitnessroom.com sex hotindianporn.mobi indean xxx hot sex videos online pornlake.mobi porn boobs sucking